Qual a importância de contratar um arquiteto ou engenheiro?

Comprou um terreno e quer construir, mas não sabe qual profissional procurar? Não consegue entender a diferença da profissão do arquiteto e do engenheiro? Acha que contratá-los pode ser um gasto desnecessário? Você pode estar enganado!

Qual a importância de um arquiteto ou um engenheiro?

Não contratar um arquiteto ou engenheiro não significa necessariamente uma forma de economizar! Pode, na verdade, gerar mais gastos na sua obra! Além disso, não possuir um planejamento pode fazer com que sua obra dure muito mais tempo. Arquitetos e engenheiros são os profissionais mais adequados – que possuem todo o conhecimento técnico – relacionado à construção civil. Mas é lógico que eles têm atuações diferente no mercado, e para contratar um arquiteto ou engenheiro você precisar saber – de acordo com a sua demanda – qual profissional contratar! Ficou interessado? A Consultec Jr vai explicar tudo para você!

 

TÁ, MAS QUAL A DIFERENÇA ENTRE O ARQUITETO E O ENGENHEIRO?

 

     O Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com funcionalidade, condicionamento ambiental, estética, custos, entorno, etc. Independente da escala do projeto, ele é o profissional mais adequado para fazer o Projeto Arquitetônico da sua edificação, pois durante a sua graduação esse profissional se aprofunda bastante sobre esse tipo de projeto! Ao contrário do que muitos pensam, o Projeto Arquitetônico não é apenas uma planta, ele é o conjunto de desenhos que vai guiar totalmente a construção do edifício, contendo detalhamentos para a execução e também os materiais a serem utilizados na obra.  Além do Projeto Arquitetônico, o arquiteto realiza Projeto de Arquitetura de InterioresProjeto de Fachada e Projeto Paisagístico! E não para por aí, o arquiteto também pode gerenciar obras, fazer orçamentos e realizar inspeção predial. Por conta disso, essa profissão exige criatividade, conhecimento técnico e conceitos sobre química, física e matemática.

 

     Já a tarefa do engenheiro civil é realizar o que chamamos de projetos complementares (Projeto HidrossanitárioProjeto ElétricoPrevenção e Combate à IncêndioOrçamento de Obras, etc. Além disso, ele é o profissional mais adequado para calcular a estrutura das edificações. Ademais, esse profissional gerencia e executa obras, construções e reformas de casas, prédios, viadutos, estradas, etc. O engenheiro companha todas as etapas da obra, desde a análise do terreno até a definição dos tipos de fundação. Ele garante a estabilidade da obra e sua segurança, calculando efeitos de mudanças de temperatura, vento e resistência dos materiais. Por isso o curso de engenharia é muito voltado para ciências exatas, mas também possui algumas disciplinas voltadas para administração e economia.

 

E QUAIS OS MOTIVOS PARA CONTRATAR UM DESSES PROFISSIONAIS?

 

1. EXIGÊNCIAS LEGAIS

 

     Para legalizar a sua obra você precisará de profissionais da construção civil! Para conseguir o Alvará de Construção – documento que aprova, de acordo com as exigências da sua cidade, o início da construção da sua obra – você precisará de um projeto e também da RRT ( Registro de Responsabilidade Técnica) que é o documento feito pelo próprio profissional que atesta a ligação entre ele e obra que irá realizar. Caso sua obra não esteja legalizada, é bem provável que ela seja barrada e que você tenha que pagar multas! Então, é bem melhor trabalhar dentro da legalidade, não é mesmo?

 

2. SEGURANÇA 

 

     Um profissional qualificado sabe exatamente quais são as medidas de segurança devem ser tomadas ao longo de uma obra. É muito importante proteger os funcionários de acordo com as normas do ministério do trabalho, pois o canteiro de obras pode ser um lugar propício a muitos acidentes! Com segurança, há mais tranquilidade para todos, inclusive para o proprietário da obra, pois caso aconteça qualquer acidente a responsabilidade cairá sobre ele!

 

3. PLANEJAMENTO E ECONOMIA

 

     Independente da escala da sua obra, ela precisará de profissionais que a gerenciem! Planejar uma obra de acordo com orçamento, tempo e custo, irá gerar ainda mais economia e rapidez na execução. Você pode até achar que contratar um arquiteto ou engenheiro fará você gastar mais, mas acredite: ele te fará economizar. Além de impedir que você gaste dinheiro comprando itens desnecessários ou além da quantidade que você precisa, ele é um profissional que possui experiência com o mercado, assim, irá saber exatamente onde encontrar e quais os materiais mais adequados para cada caso.

 

4. CONHECIMENTO TÉCNICO

 

     Por fim, esses dois profissionais dedicam parte de suas vidas estudando sobre muitos aspectos totalmente relevantes sobre sua obra, desde o projeto até o final da execução. Eles possuem total qualificação para ajudar você na hora de construir, nada como realizar uma manutenção, reforma ou obra com quem tem experiência no assunto e sabe o que está fazendo, não é mesmo?

 

     Então, não se arrisque! Procure sempre um profissional adequado para a sua demanda! Assim, você ficará tranquilo, resguardado legalmente e ainda por cima irá economizar!

 

https://www.condominioemordem.com.br/motivos-para-contratar-um-engenheiro/
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=0&Cod=1757