As patologias da edificação decorrentes do período chuvoso

Está com problemas de infiltração em sua edificação e não sabe como resolver? A sua dor de cabeça aumenta sempre que chove e aparece umidade em alguma área enxuta? Se sim, saiba que isso é um assunto bastante recorrente na construção civil que precisa ser analisado e corrigido com o intuito de evitar problemas futuros, os quais muitas vezes podem custar caro e gerar grande desconforto para o bolso dos envolvidos.

Patologias da edificação.

Patologias nas edificações decorrentes das chuvas, como as famosas infiltrações, de início podem parecer algo insignificante, entendendo que aparentemente não apresentam influências na estrutura, de maneira que muitas vezes são negligenciadas e camufladas com serviços ineficazes. Entretanto, com o passar do tempo, a gravidade dos problemas aumenta, podendo comprometer a estética do local e, possivelmente, a estrutura.

 

       Mas tenha calma! Nós preparamos um conteúdo para você tirar todas as suas dúvidas e ficar por dentro desse assunto tão importante!

 

1. MAS AFINAL, O QUE SÃO PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

 

           Patologia, segundo os dicionários, é a parte da Medicina que estuda as doenças. Já na engenharia, o termo patologia surgiu para estudar as manifestações e danos que ocorrem nas edificações, tais como trincas, fissuras, infiltrações, além de outros causados, também, por umidade excessiva.

 

2. UMA QUESTÃO QUE SURGE É: COMO SE DÁ A AÇÃO DAS CHUVAS NAS EDIFICAÇÕES?

 

        Ao entrar em contato com a edificação, a água da chuva pode penetrar de diversas formas na estrutura e no revestimento do local. São muito comuns os vazamentos em calhas, condutores, rufo e outros aparelhos que tem como finalidade coletar a água vinda das chuvas. Esses vazamentos são facilmente manifestados por meio de manchas nos forros ou paredões que lhe ficam abaixo, assim como por goteiras. Além disso, a infiltração também pode ocorrer por meio de fissuras existentes em telhas de fibrocimento e por falta de impermeabilização adequada em lajes e paredes desprotegidas.

 

3. CERTO, MAS COMO EU IDENTIFICO ESSAS INFILTRAÇÕES?

 

    As infiltrações causadas pelas chuvas podem facilmente ser confundidas com outras ocasionadas por diferentes fatores, como vazamentos na rede hidráulica, umidade proveniente do solo ou, até mesmo, por alguma ação do lençol freático. Sendo assim, para a identificação dos sinais apresentados pela ação de um agente externo que provoca infiltrações fique de olho nos seguintes indícios:

 

3.1 Manchas escuras ou umidade excessiva no teto ou parede;

 

 

 

3.2 Bolhas na pintura;

 

 

3.3 Gotejamento no teto ou parede.

 

 

 

    É importante ressaltar que em casas ou apartamentos de cobertura, a infiltração de água da chuva na laje ou telhado são manifestadas por goteiras no teto. Além disso, a chuva também pode causar efeitos nas paredes do local, pois basta que a água encontre uma abertura que facilite sua entrada para o interior do ambiente e das estruturas.

 

4. QUAIS MEDIDAS DEVO TOMAR AO ME DEPARAR COM INFILTRAÇÕES?

 

    Primeiramente, é preciso entender que o estudo de patologia nas edificações possui grande importância na resolução das manifestações e danos ocasionados por algum fator ou fenômeno associado ao desgaste do imóvel, pois para realizar a aplicação de uma medida de solução para o problema, é preciso entender a sua origem e a gravidade a qual se encontra, para que assim, o profissional responsável seja capaz de tomar a medida cabível e reverter a situação, antes que se agrave ainda mais.

      Portanto, em casos de infiltração, é preciso avaliar com cuidado a mancha de umidade no local, pois ela, possivelmente dará os primeiros indícios do problema. Em seguida, deve-se iniciar uma série de estudos sobre a origem dessas infiltrações para poder intervir na raiz do problema, de maneira que se tenha o menor gasto possível para solucioná-lo. Todo esse estudo, deve ser feito por meio de uma Consultoria em Patologias, a qual deve ser feita por um profissional da área que entenda sobre o assunto e proporcione as melhores soluções possíveis para tal patologia.

 

Antônio Luigi, graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará.

 

http://especializacaocivil.demc.ufmg.br/trabalhos/pg1/Patologias%20Ocasionadas%20Pela%20Umidade%20Nas.pdf – 12/05/2019;

https://meulugar.quintoandar.com.br/infiltracao-tudo-que-voce-precisa-saber/ 12/05/2019;

http://www.dansolucao.com.br/blog-dan-solucao-item.php?post=principais-patologias-causadas-por-infiltracoes-e-umidades/ 12/05/2019.