O que fazer ao receber as chaves do seu imóvel?

Conquistou o sonho da casa própria? Encontrou um imóvel que atenda às suas necessidades para alugar? De fato, esse é um passo muito importante para a sua moradia e seu bem estar. Não é agradável pra ninguém passar por frequentes mudanças, pois o desgaste e as despesas vão aumentando a cada troca de imóvel. Nesse caso, o que fazer para ter segurança e qualidade de vida dentro de casa por muitos e muitos anos?

Corretor de imóveis entregando as chaves de um imóvel ao cliente

Antes de qualquer coisa é de suma importância que o antigo proprietário do imóvel ou o real proprietário dele (no caso de aluguéis), repasse para você todas as plantas e projetos que ele tenha da casa, pois eles darão o suporte necessário para que você faça manutenções quando for preciso. Dito isso, se engana quem pensa que só as edificações antigas precisam de reforma e manutenção e é por esse motivo que o próximo passo está relacionado à sua segurança: Conferir as estruturas da residência. Você pode pensar: “Ah, mas eu sou leigo no assunto e não sei quando estou sob perigo!”. Não tem problema, te ajudamos a identificar possíveis sinais: trincas, fissuras ou manchas nas paredes, tetos e pisos; cerâmicas se soltando da parede ou apresentando saliência; armaduras de aço expostas. Todas essas coisas podem ser o início de algum problema maior, por isso, fique atento! E ainda, se você mora em uma edificação com mais de 5 anos de construção, ela pode precisar passar por uma Inspeção Predial de maneira regular, de acordo com a Lei Municipal de Fortaleza nº 9.913/2012 e do Decreto nº 13.616/2015, então procure sempre estar com seu CIP (Certificado de Inspeção Predial) atualizado!

Sem os cuidados devidos esse tipo de manifestação patológica inicial que pode se tornar grandes rachaduras

Além da estrutura, a segurança também envolve possuir instalações hidráulicas e sanitárias eficientes, já que infiltração e gotejamento podem danificar e/ou dar perda total em móveis e eletrodomésticos caros, o que não é interessante pra ninguém. Além de que, quando existem pontos de umidade em paredes, pisos ou tetos, tanto a estrutura (sujeita a oxidação do aço), como as instalações elétricas estão expostas a efeitos que desgastem ou danifiquem esses sistemas.

Manchas como essa, além de bolhas e mofo, são indícios de infiltrações

Efetivamente, quando se fala em eletricidade, dois pontos estão em evidência: Choques e Incêndios. Como a ilustração abaixo nos mostra, é extremamente desaconselhável o uso de “T’s” e “benjamins” para ligar diversos aparelhos em uma única tomada, à título de segurança. Para evitar esses tipos de problemas e outros menos perigosos (como a inoperância de uma tomada ou queima de aparelhos) é de suma importância atestar que as instalações elétricas não estão velhas e que estão funcionando corretamente, do contrário, é necessário realizar a manutenção e, como dito anteriormente, com o projeto, tudo fica mais fácil e econômico. Você pode conferir os problemas que podem acontecer devido a falta de instalações elétricas eficientes aqui!

 

Excesso de carga em um ponto de tomada é o principal causador de incêndios

Segurança, ok? Agora vamos para os cômodos da casa. Ao receber as chaves de um imóvel, é extremamente improvável que ele já esteja adaptado à sua rotina e aos seus gostos, seja por ser um imóvel as built (sem mobília, revestimentos...), seja por não estar personalizado de acordo com a identidade e necessidades dos novos moradores que habitarão a residência. Portanto, móveis projetados, que otimizem 100% do espaço disponível, com certeza influenciam na qualidade de vida dos novos moradores, além de abrir espaço para receber convidados e visitas em um ambiente agradável e esteticamente trabalhado. A personalização dos cômodos também é um ponto bastante importante por “dar a cara” da pessoa que usufruirá deles, além de proporcionar conforto e satisfação por estar na sua casa. Então, tomando como pilares a otimização de espaço e a personalização dos cômodos, temos cases de sucesso na Consultec como cozinhas que atenderam a necessidade de guardar recipientes e louças sem que os móveis tomem muito o seu espaço, escritórios projetados para atender às necessidades do home office (nova tendência mundial) e quartos personalizados para atender as necessidades de seus donos que passam boa parte do seu tempo por lá. Todas essas transformações e realizações de sonho a Consultec já realiza há 21 anos dentro do nosso Estado.

Cozinha e Quarto projetados pela Consultec

Conseguiu identificar algum dos pontos citados em sua nova moradia? Não quer se estressar mais com esses problemas em casa? Não hesite em procurar profissionais capazes de solucionar cada uma dessas situações de maneira eficiente! Contate-nos e faremos um plano de necessidades específico para o seu caso apresentando um ORÇAMENTO GRATUITO. Nos vemos em breve ;)

Bibliografia:

·         https://leismunicipais.com.br/a/ce/f/fortaleza/lei-ordinaria/2012/991/9913/lei-ordinaria-n-9913-2012-dispoe-sobre-obrigatoriedade-de-vistoria-tecnica-manutencao-preventiva-e-periodica-das-edificacoes-e-equipamentos-publicos-ou-privados-no-ambito-do-municipio-de-fortaleza-e-da-outras-providencias;

·         https://reformweb.com.br/blog/post/3/Trincas-Fissuras-e-Rachaduras%3AIdentifica%C3%A7%25%20C3%25%20A3o-e-Causas;

·         https://chcadvocacia.adv.br/blog/obrigatoriedade-da-inspecao-predial-em-fortaleza/.   

 


 

Arthur Galeno, graduando em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará e Gerente Comercial da Consultec Jr.