O que é um Projeto Estrutural? Como ele é feito?

Você sabe o que é uma estrutura? Ou então, como e para que serve um projeto estrutural? Muitos dizem que é a base para se dar início a execução de uma edificação, mas será que de fato é necessário? Muitas são as casas e apartamentos que apresentam fissuras em nossas cidades, assim como tombamentos e desabamentos devido uma má estruturação e em sua maioria se dá pela falta que um projeto estrutural bem executado faz. Então, entenda agora os principais motivos de solicitar um projeto estrutural.

Entendendo o projeto estrutural

Tópicos Abordados

 

Mas porque preciso de um projeto estrutural se o empreiteiro sabe dimensionar minha estrutura? Esse é um dos principais questionamentos levantados por quem deseja executar um projeto. No entanto, será que, de fato, o empreiteiro consegue realizá-lo sem a presença de um projeto estrutural?

 

Na prática sim. Entretanto, muitas partes da estrutura, como vigas, pilares e fundações, acabam sendo superdimensionadas, gerando custos desnecessários para a obra estrutural, os quais poderiam ser investidos em materiais de acabamentos de maior qualidade. Ademais, estruturas mal dimensionadas também podem resultar em rachaduras e, até mesmo, no tombamento da estrutura.


 

Mas, o que é, de fato, um Projeto Estrutural?

 

O projeto estrutural é umas das fases mais importantes de toda construção, tendo em vista que é nela que a equipe de engenheiros responsáveis realizam todos os cálculos estruturais para garantir que o projeto executado suporte as cargas da edificação. Mais especificamente, é nesse projeto onde irão constar as dimensões e os detalhamentos de estruturas, como pilares, vigas, lajes, fundações, entre outras, desenvolvidas para a sustentação da construção.

 

Diante disso, o projeto estrutural é dividido em 5 etapas, que são:

   
   

  • Concepção - Consiste na definição dos componentes (concreto armado, estrutura metálica, concreto pré-moldado, etc) do sistema estrutural e na locação e no pré-dimensionamento dos elementos estruturais (vigas, pilares, etc);
  • Ações e combinações - Tem como objetivo identificar e classificar as ações e as combinações que a estrutura está submetida segundo a norma da ABNT NBR 8681:2003;
  • Análise estrutural - É a etapa onde serão mensurados os efeitos gerados pelas combinações. Estes se resumem em esforços e deslocamentos apresentados pela estrutura após a aplicação das combinações;
  • Dimensionamento e detalhamento - Consiste no detalhamento e dimensão de todas as peças;
  • Emissão de pranchas - Última etapa onde serão elaboradas todas as pranchas.

 


 

Qual a importância de ter um Projeto Estrutural? 

 

O projeto estrutural em sí tem uma série de vantagens, principalmente,  quanto a execução do projeto, tendo em vista que este influencia:

 

  • Na segurança da edificação

Um dos quesitos abordados em um projeto estrutural é oferecer mais qualidade a obra por meio de um cálculo estrutural bem dimensionado, evitando, assim, o aparecimento de fissuras e problemas estruturais adversos.

 

Além disso, toda responsabilidade técnica da estrutura projetada fica encarregada do Engenheiro Civil, trazendo, assim, maior segurança contra quaisquer falhas que possam vir a ocorrer no desempenho da estrutura ao proprietário e aos profissionais que trabalharam na obra.

 

  • Na economia do uso de materiais

Outro quesito é a redução de custos, tendo em vistas que muitas casas com 2 pavimentos assim como outros empreendimentos que são projetados sem um projeto estrutural, acabam sendo superdimensionados por empreiteiros que alegam saber dimensionar. Diante disso, o projeto estrutural oferece todos os quantitativos de materiais utilizados na obra, assim como os dimensionamentos e detalhamentos das peças.

 

  • Facilitando manutenções futuras

Com um bom projeto estrutural detalhado no papel, as manutenções são otimizadas e aceleradas, tendo em vista que é facilitada a identificação e a compreensão de cada parte da estrutura. Além disso, o projeto prevê futuras ampliações, tornando a obra mais flexível e personalizada.

 

  • Na compatibilização

A compatibilização compreende a junção de todos os projetos, como projeto elétrico, projeto hidrossanitário, etc, juntamente com o estrutural, a fim de verificar antecipadamente alguma incompatibilidade que possa vir a ocorrer na execução da obra. Tais erros podem comprometer toda uma estrutura, como no exemplo de um tubo de esgoto atravessando uma viga. Por isso, todas essas possíveis incongruências são verificadas no momento da compatibilização para serem posteriormente corrigidas.

 


 

O que preciso para iniciar meu Projeto Estrutural ? 

 

Agora, sabendo a importância e a necessidade de um projeto estrutural em sua obra, partimos para o que é necessário para dar início a um projeto estrutural. Estes insumos são divididos em 4, que são:

 

  • Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetônico é composto por plantas baixas, de fachada, de corte, entre outras, e tem como objetivo representar graficamente a forma que será a edificação. Toda a execução deste fica encarregada de um profissional arquiteto que irá projetar todos os espaços internos e externos, assim como os materiais, conforme o solicitado pelo cliente. Além disso, quesitos como iluminação, ventilação, acústica, dentre outros são levados em consideração durante a etapa de execução do projeto.

 

Conheça este projeto visitando nosso portfólio. Clique aqui!

 

  • Sondagem do Terreno

Consiste na análise de uma amostra de solo onde será executada a obra com o intuito de coletar informações do solo referentes a sua resistência e outros aspectos intrínsecos, assim como também verificar a profundidade de lençóis freáticos naquela região.

 

Tais averiguações evitam gastos desnecessários, tendo em vista que, ao se conhecer o solo trabalhado, o projetista responsável consegue dimensionar estruturas seguras e precisas.

 

  • Levantamento Topográfico

É responsável por marcar a localização de pontos estratégicos no terreno, como a edificação, ruas, meio fio, postes, árvores, entre outros, assim como fazer a medição do terreno.

 

O levantamento topográfico também é utilizado, em alguns casos, para obter a aprovação do projeto na prefeitura, assim como no desenvolvimento do projeto arquitetônico.

 

  • Sistema estrutural Ideal

Após toda coleta de informações, esse é o momento onde o engenheiro e o arquiteto irão definir o sistema estrutural mais indicado para a obra, dentre os comumentes usados temos:

  • Alvenaria Estrutural
  • Parede de Concreto
  • Concreto armado
  • Concreto Protendido
  • Estrutura metálica

 


 

Quais documentos recebo após solicitar um Projeto Estrutural?


Após a execução do seu projeto estrutural com nossa equipe de engenheiros, é entregue os seguintes documentos: 

  • Memoriais descritivos - documento onde constará o detalhamento de todo o projeto estrutural; 
  • Plantas estruturais - plantas onde serão apresentados os dimensionamentos e os detalhes das estruturas;
  • Planilha de materiais - planilha onde constará a quantidade de todos os materiais necessários à obra. 

 

Apesar de todo conhecimento adquirido neste artigo a respeito do projeto estrutural, sabe-se que muitas pessoas não possuem esta mentalidade quanto à importância deste projeto na segurança e no adequado dimensionamento das estruturas de suas edificações. Diante disso, muitas obras executadas, até mesmo, em nossa atualidade acabam desmoronando justamente devido à não execução ou à má execução deste projeto.

 

Não perca tempo, agende a sua reunião com nossos consultores ou entre em contato pelo nosso instagram @consultecjr e realize o seu sonho com segurança e o mais rápido possível! 

 

Para mais artigos como esse:

- 3 riscos em uma obra que não possui projeto elétrico.

- O barato que sai caro: Como o projeto determina o sucesso da obra!


 

Lucas Santos, graduando em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará e Projetista da Consultec Jr.