O que é a Engenharia Diagnóstica? Entenda como ela impacta na sua vida.

Já se perguntou como anda a qualidade de sua edificação? Quer saber mais sobre como valorizar seu imóvel? E por fim, qual a última vez que houve manutenção em sua residência? Saiba como a engenharia civil pode te ajudar em todos esses pontos com avaliações técnicas direcionadas a sua situação. Nesse artigo, será abordada a importância da engenharia diagnóstica como forma de prevenção, manutenção e valorização de edificações.

Você sabe do que se trata a Engenharia Diagnóstica?

O que é a Engenharia Diagnóstica?

 

Engenharia diagnóstica é uma área da construção desenvolvida recentemente que visa manter a qualidade da edificação e a segurança de seus moradores, por meio de avaliações que visam detectar patologias estruturais.

Muito se compara essa técnica com um check up médico, no qual as pessoas fazem o papel dos imóveis e o médico, nesse caso o engenheiro ou arquiteto realiza a avaliação para manutenção periodicamente com o intuito de zelar pelo seu funcionamento da melhor forma possível.

Conceitualizando, é um processo de diagnóstico, prognóstico e prescrições baseadas em conhecimentos técnicos que visem a qualidade do imóvel, bem como sua aprimoração, além de apurar responsabilidades.


 


A importância da manutenção técnica para edificação

 

Com a ausência de manutenções periódicas, o risco da estrutura desenvolver patologias estruturais aumenta cada vez mais ao decorrer do tempo, fazendo com que haja uma exposição dos habitantes ali presentes (veja como a falta de manutenção pode afetar diretamente a saúde e vida dos moradores, clique aqui) . Com isso, faz-se necessário a realização de tais procedimentos, para que tais benefícios se façam presente:

 

  • Valorização da edificação;
  • Conservação de espaços;
  • Conformidade com a Lei;
  • Segurança domiciliar.

Níveis de investigação técnica.

Existem diferentes tipos de investigação técnica, nome dado aos processos da engenharia diagnóstica, na qual cada uma tem seu escopo definido e pode ser apropriada para situações diversas.

Vale ressaltar que, cada uma dessas ferramentas de diagnósticos exige do especialista um determinado conhecimento do assunto, e quanto maior for o nível da investigação, maior deverá ser a sua capacitação.

Ademais, o número de profissionais também pode variar de acordo com especificidade do projeto e da edificação. Diante disso, vale conhecer quais são esses níveis para melhor uso de acordo com a complexibilidade exigida:

 

  • Vistoria: Consiste na constatação, através da observação, de patologias e possíveis irregularidades.
  • Inspeção: Consiste em uma análise mais detalhada que a vistoria, sobre os riscos e a qualidade. Além disso, o profissional contratado para realizar o serviço deve conhecer os sistemas que compõem o imóvel, podendo ser tanto um engenheiro civil ou um arquiteto. 
  • Auditoria: Consiste em uma comparação com padrões técnicos, normas, livros, dentre outras coisas. Frequentemente utilizado para questões jurídicas.
  • Perícia: Consiste em buscar e apurar a(s) causa(s) do problema e seu mecanismo de ação.

 

Nessa ordem temos respectivamente a Iniciação (vistoria), a Intuição (inspeção), a Inter-relação (auditoria) e a Interferência (perícia), na qual compõem o termo Tetra In.

E após essas etapas tem-se a CONSULTORIA, essa agora possui a maior complexibilidade já que exige todos os preparos do tetra in para trazer soluções e prescrição de reparos das patologias identificadas.

 

Fonte: Realizado pelo autor


Engenharia Diagnóstica em legislação

 

Dependendo do município, existem leis que voltam sua atenção na importância e fiscalização de manutenções prediais. Em Fortaleza, a Lei Municipal Nº 9.913/2012, torna obrigatório esse procedimento técnico, sujeitando a multas caso a mesma não seja atendida (para mais informações, clique aqui). 

 

“Dispõe sobre a obrigatoriedade de vistoria técnica, manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos ou privados no âmbito do Município de Fortaleza, e dá outras providências”.


Como podemos ajudar!

Diante das informações acima, vale ressaltar a importância de um trabalho técnico bem executado e que atenda a necessidade do cliente da melhor forma. 

A Consultec Jr pode te ajudar com isso e muito mais, pois contamos com projetistas qualificados e 21 anos de experiência no mercado em serviços de arquitetura e engenharia civil. Para mais informações, visite o nosso site.


 

Robson Duarte, graduando em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará e Gerente de Projetos da Consultec Jr.