Em Casa: 3 dicas para viver melhor estando nos mesmos ambientes

Durante o atual isolamento social, estamos mais presentes no lugar que, antes, talvez passássemos menos tempo. Por isso, para que essa experiência necessária seja menos frustrante, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar em casa. Ficou curioso? Vem com a gente!

garoto entediado por estar em casa

Há algum tempo, vivíamos um contexto completamente diferente em todo o mundo e jamais imaginávamos que a situação atual fosse possível. Isso nos afastou das ruas, da nossa rotina de deslocamentos intensos, das nossas trocas com o ambiente externo e de diversas outras questões. Por isso, para aqueles que permanecem isolados, estar em casa todos os dias pode oferecer um misto de sentimentos: agora, percebemos mais a nossa casa e precisamos aprender a lidar com ela da melhor forma. Veja algumas dicas:


ORGANIZAÇÃO É FUNDAMENTAL!

Você já se pegou ficando frustrado por perceber a bagunça que estava o seu quarto, por exemplo? Segundo especialistas, a desorganização doméstica complica o dia a dia, estressa e desanima. Por isso, estando tanto tempo em casa, quanto menos estresse melhor, não é mesmo? Então que tal tentar essas dicas básicas? 

  

1. A organização é um hábito: Por isso, tente não desarrumar, determinando um lugar para guardar cada coisa. É muito mais prazeroso saber onde tudo está e não perder tempo procurando algum item por aí.  

2. Desapegue: Se os objetos ficam espalhados porque não há onde guardá-los, talvez existam alguns que não precisam mais estar na sua casa, mas que podem beneficiar outra pessoa, então que tal doá-los? Com isso, você se mostra desapegado e empático e, ainda, evita que esses itens continuem espalhados. 

3. Ganhe espaço e categorize: Utilize objetos que podem armazenar ou separar artigos, como caixas organizadoras, recipientes e divisórias. Neles, você ainda pode adotar o uso de etiquetas que te auxiliem na localização de determinados itens.


TRANSFORMAR COM O QUE JÁ TENHO

Neste período, muitas pessoas se jogam nos materiais que já têm em casa e tentam, de alguma forma, utilizá-los para “dar um up” nos ambientes. Para isso, encontramos muitas dicas gerais pela internet (inclusive no nosso INSTAGRAM) e isso é ótimo, já que esses são conteúdos de acesso universal.

Vale sempre à pena tentar se jogar, seja para obter um bom resultado ou mesmo para ocupar seu tempo em algo além das redes sociais. Você pode fazer uma iluminária, caprichar em uma decoração para o seu quarto ou, até mesmo, personalizar elementos como espelhos e tapetes. Entretanto, se você busca o melhor para o seu espaço especificamente, nem todas essas dicas podem se encaixar para o que precisa. Sendo válido, assim, contactar um profissional capacitado para te oferecer a melhor solução. Fica a dica!


OPTAR POR UMA MELHOR DISTRIBUIÇÃO DOS MÓVEIS É UMA BOA!

Você pode, de fato, ter um ambiente pequeno; mas, talvez, o problema real é a disposição dos itens que o compõem, que não satisfaz suas necessidades e pode te trazer experiências frequentes e negativas como a de esbarrar em algum móvel dentro de casa ou sentir a dor de machucar o dedinho na quina do sofá. 

  
    

Nesse contexto, você até pode fazer suas tentativas e mudar os móveis de lugar. Mas a opção mais indicada é pedir ajuda de profissionais habilitados a entender o seu espaço e lhe oferecer a melhor solução para ele. Na Arquitetura, isso é feito por meio de uma consultoria. O Layout nada mais é que um arranjo dos itens de forma a facilitar a circulação nos ambientes e a comunicação entre os cômodos, buscando torná-los mais confortáveis e funcionais de acordo com as necessidades das pessoas que vivem neles.  

Na Consultec Jr, esse serviço é realizado utilizando móveis - ou mobílias padrões - já existentes nos ambientes e harmonizando-as com cores e materiais a serem propostos. Podem ser dadas sugestões sobre móveis e mobílias em geral, porém, sem envolver detalhamento.  E agora, para facilitar sua vida e garantir a sua segurança, realizamos a "Consultoria em Layout Online", sendo viabilidade de uma forma mais simples, economica e à distância!

Garantimos que podemos te ajudar a viver de forma única dentro da sua casa, que é seu refúgio neste difícil período. Para mais informações sobre esse serviço, estamos à disposição! Está interessado? Faça já um ORÇAMENTO GRATUITO e confira!


 

Isadora Uchôa, graduanda em Arquitetura & Urbanismo na Universidade Federal do Ceará e Projetista da Consultec Jr.