Cuidados para evitar possíveis incêndios em casa

Devido à pandemia, com o novo panorama de isolamento social, a ocorrência de incêndios domésticos aumentou em até 60% em alguns estados brasileiros. Tais dados são, efetivamente, preocupantes e evidenciam a urgente necessidade da propagação do conhecimento de como prevenir tais incêndios Com o propósito de divulgar essas informações e de entender o porquê do aumento da ocorrência desses infortúnios, analisamos as principais causas destes e listamos 5 dicas de como evitar incêndios na sua casa!

Evite incêndios em casa

1. Cautela com o uso de álcool para higienização

No cenário atual, visto que a esterilização das compras e aparelhos pessoais se tornou fundamental para evitar a contaminação do coronavírus, a utilização de álcool 70% para a higienização tem aumentado bastante.

Dado isso, visto que o uso desse líquido para a assepsia de objetos amplia a quantidade de superfícies inflamáveis, é evidente que o cuidado com essa utilização deve ser ampliado.

 


 

2. Desligar equipamentos eletrônicos de suas tomadas após o uso e evitar a sobrecarga destas

Visto que um equipamento que não está conectado em uma fonte de alimentação não pode superaquecer, causando incêndios, é sempre recomendado que utensílios elétricos fora de uso sejam desplugados.

Além disso, com o uso constante de benjamins/T’s, o desgaste e o aquecimento da fiação de sua residência são mais recorrentes, podendo causar, além de incêndios, choques elétricos, curtos-circuitos, queima de equipamentos eletrônicos e desperdício de energia.

Para evitar esses e outros possíveis problemas elétricos, confira aqui: Consultec Jr

 


 

3. Cuidado com gás e velas

Além de evitar que vazamentos de gás no fogão ocorram (sempre verificar quando sair da cozinha ou da residência) e que velas fiquem acesas perto de superfícies inflamáveis durante muito tempo, em residências com crianças, sempre manter estas fora do alcance de fogões, velas e demais materiais inflamáveis.

 


 

4. Armazenar corretamente materiais de limpeza

Visto que uma quantidade preocupante de incêndios é causada pelo contato de chamas com materiais de limpeza, os quais podem ser bastante inflamáveis, é importante que a armazenagem seja cuidadosa e premeditada.

 


 

5. Desligar o gás e a energia elétrica ao sair em viagens

Para impedir que ocorram vazamentos de gás e/ou superaquecimento da fiação de sua residência e, consequentemente, para que incêndios sejam evitados, o registro de gás e a energia elétrica sempre devem ser desligados quando o morador estiver ausente por um longo período.

 


 

Outros Cuidados Preventivos e Combativos 

 

Além das dicas citadas, o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, obrigatório em todos os complexos de apartamentos, pode prever, em uma edificação, equipamentos e instalações capazes de impedir e combater ocorrências de incêndio, além de permitir que a evacuação do local seja feita com segurança.

Tal projeto é, evidentemente, importante para a segurança de moradores de uma edificação e é fundamental para que a ocorrência de incêndios diminua no cenário atual, visto que esse projeto garante tanto a prevenção quanto o combate dessas adversidades.

Para saber como conseguir o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros confira o seguinte artigo: Consultec Jr


 

Além disso, a boa execução de outros projetos de engenharia, como o de Instalações Elétricas, que busca garantir, de forma segura, a transferência de energia de uma fonte, em geral da rede de distribuição da concessionária, até os pontos de utilização elétrica, pode ser fundamental para a prevenção de incêndios.

 

A importância de ações de prevenção e combate a incêndio. Confira aqui!


 

Como podemos te ajudar?

 

A Consultec fornece há 21 anos projetos de arquitetura e engenharia civil que, executados em conjunto ou não, podem garantir construções mais seguras e duradouras. 

Além disso, também realizamos projetos como o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e o de Inspeção Predial que, além de serem obrigatórios em, praticamente, todas as edificações do Estado, fornecem a preservação de prédios, garantindo o bem-estar de seus moradores.

Tem interesse em algum desses projetos? Solicite um orçamento gratuito aqui!


 

Gabriela Vasconcelos, graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará e Gerente de Projetos da Consultec Jr.